Ligue para Matuto: 81.9918.9456 / 8790.3018 ou centraldenoticiasdegravata@hotmail.com

VOCÊ SAUDÁVEL POR FERNANDA RODRIGUES: PODE-SE INGERIR MAIS DE UM TIPO DE CARBOIDRATO POR REFEIÇÃO?

terça, 24 de abril de 2018

A combinação de nutrientes gera polêmica, existindo o boato que não se deve consumir mais de um alimento fonte de carboidrato na mesma refeição. Desta forma, não seria possível consumir, numa mesma refeição, por exemplo, arroz e macarrão ou arroz e purê, ou sanduíches com batata palha, tendo em vista que são fontes do mesmo nutriente.

Na verdade, além da combinação, o importante é a quantidade desses carboidratos. De acordo com a pirâmide alimentar adaptada à população brasileira, é recomendado o consumo de cinco a nove porções de carboidratos por dia. Sendo assim, pães, bolachas, batata, cereais, massas e outros alimentos fontes desse nutriente, devem ser incluídos na alimentação diariamente. Cabe a cada um decidir como esses alimentos serão consumidos, sejam isolados em determinada refeição ou em combinação, desde que a alimentação ao longo do dia seja equilibrada e diversificada, o que garante fornecimento dos nutrientes necessários para uma boa saúde.

 

Ref : Krause Alimentos, Nutrição e Dietoterapia; Tabela de equivalentes, Medidas Caseiras e Composição Química dos Alimentos.

Desenvolvido por Augusto Correia