Ligue para Matuto: 81.9918.9456 / 8790.3018 ou centraldenoticiasdegravata@hotmail.com

VOCÊ SAUDÁVEL COM A NUTRICIONISTA FERNANDA RODRIGUES: OUTUBRO ROSA - ALIMENTOS FUNCIONAIS NA PREVENÇÃO DO CÂNCER DE MAMA

segunda, 29 de outubro de 2018

O câncer de mama feminino corresponde a uma doença de importância cada vez maior em todas as partes do mundo, por sua frequência elevada e, principalmente pela dimensão do problema, enfatizando a situação atual de morbidade e mortalidade da doença.

Entre os fatores de risco para o desenvolvimento do câncer de mama, destacam-se os aspectos ambientais, nos quais os fatores dietéticos são potencialmente importantes. Alguns estudos demonstram que os fatores dietéticos representam certa de 30% das causas de câncer, sendo somente superado pelo tabaco. Portanto o desenvolvimento de câncer de mama está diretamente relacionado com os hábitos alimentares, consumo de gorduras, carnes, produtos lácteos, frutas, vegetais, fibras e outros.

Alguns estudos também retratam uma associação entre a dieta e o risco de câncer, e destacam certos componentes que possuem função quimiopreventiva, como alguns alimentos funcionais, em especial no câncer de mama. Confira.

> Ômega 3

Os alimentos fontes de ômega 3 de origem animal são os peixes, como sardinha, cavala e arenque. Já as fontes de origem vegetal são as nozes, castanhas, amêndoas, linhaça, girassol, soja, óleo de canola, azeite e abacate.

> Ácido Linoléico Conjugado

Como leite, cottage, carne de boi, iogurte, etc.

> Fibras

Como frutas, vegetais e grãos integrais

> Vitaminas e Minerais

É importante ressaltar as vitaminas antioxidantes, ou seja, as vitaminas A (cenoura, mamão, manga, etc), C (abacaxi, limão, laranja, kiwi, etc) e E (azeite, avelã, amêndoas, abacate, etc), assim como o folato (lentilha, feijão-preto, soja, etc) e o selênio (castnha-do-pará, ovo, atum, etc).

Por fim, a dica é adotar uma dieta saudável e variada, rica em vegetais, frutas, grãos integrais, e sem excesso de gordura saturada, que ofereçam componentes alimentares com possível efeito benéfico na prevenção e na redução do risco de recorrência de câncer de mama.

Desenvolvido por Augusto Correia