Ligue para Matuto: 81.9918.9456 / 8790.3018 ou centraldenoticiasdegravata@hotmail.com

7 DICAS PARA COMER BEM ANTES E DURANTE A PROVA DO ENEM

sexta, 01 de novembro de 2019

1- Evite surpresas. Não deixe para provar alimentos diferentes, aos quais não está acostumado, na semana da prova. Pode haver alguma reação gastrointestinal

2- Não faça jejum. De acordo com a especialista, não deve haver um intervalo longo entre as refeições.

3- Na véspera, opte por alimentos leves. O ideal é evitar comidas com altos índices de gordura, que podem dificultar o processo de digestão. 

4- Mantenha-se hidratado: "Não ingerir a quantidade suficiente de líquidos, ainda mais em dias de calor, pode trazer cansaço, sonolência e mal-estar”.

5- Tome café da manhã e almoce. Como os candidatos devem comparecer ao local de prova até as 13 horas, surge uma dúvida: é melhor apenas tomar um café da manhã reforçado ou também almoçar? Durma e acorde cedo. No início do domingo, ingira frutas e alimentos proteicos, como ovo cozido ou queijo. "Não precisa fazer um lanche intermediário. Ao almoçar, é a regra básica: seguir uma dieta leve e evitar os alimentos gordurosos, como molho branco"

6- Evite o excesso de cafeína. "Quando estamos ansiosos, o cortisol, hormônio do estresse, já fica lá em cima. Isso aumenta a produção de ácido clorídrico no estômago. O café, dependendo da quantidade, agrava esse processo - e causa azia, refluxo e desconforto abdominal".

7- Leve lanchinhos saudáveis. No dia da prova, boas opções de merenda são: barra de cereal, frutas, banana passa sem açúcar, amêndoas, água e suco. Chocolate pode ajudar a dar energia, mas atenção: em dias quentes, ele derrete e faz sujeira. Alimentos muito perecíveis, como iogurte, também devem ser evitados, já que é impossível ter refrigeração durante o exame.

"Salgadinhos industrializados têm muito sal e provocam sede. O candidato vai beber mais água e ir ao banheiro diversas vezes na prova".

 

Desenvolvido por Augusto Correia